O que é palatabilidade?

Você sabe o que é palatabilidade? O termo que vem sendo bastante usado nos últimos tempos tem como significado a resposta de um pet para um determinado alimento.

Embora a palatabilidade de animais como cães e gatos seja muito diferente da humana, a sensibilidade do pet em relação ao sabor de sua alimentação envolve uma série de fatores, que vão desde os sentidos do animal a seu sexo, raça e idade. Esta resposta se apresenta como uma soma de características sensoriais do alimento, tais como sabor, odor e textura – aspectos que influenciam na sensação de seu consumo.

A alimentação natural para gatos e cachorros

Cada vez mais, a alimentação natural de gatos e cachorros tem se popularizado. Muitos donos de animais de estimação têm optado por este tipo de refeição, evitando o consumo de rações industrializadas. O objetivo por trás desta decisão está no fato de as rações conterem aromatizantes, corantes e conservantes, substâncias que podem vir a comprometer a saúde dos pets.

Outro aspecto considerado por estes donos de pets é o fato de que antes de a ração industrializada ser criada, durante o século XX, os bichinhos se alimentavam de forma natural e caseira. O objetivo é resgatar este costume e proporcionar uma qualidade de vida melhor aos animais.

Sobre a alimentação natural de gatos e cachorros, a ideia é fazer com que sejam consumidos alimentos que contribuam para a sua saúde, como frutas, vegetais e até mesmo carnes. Como resultado de uma dieta natural, o animal enjoará menos dos alimentos, uma vez que haverá uma variedade maior, trazendo prazer ao paladar do bichinho. Assim, a sua palatabilidade não é comprometida.

Se você está pensando em investir neste tipo de alimentação ao seu animal de estimação, saiba que, apesar da dieta natural/vegetariana ser permitida, é necessário ter cuidado em relação à carência de nutrientes, principalmente em relação aos bichanos.

Portanto, antes de abolir o uso de ração em lata, petiscos e sachês em prol da saúde do seu bichinho, converse com um veterinário. Somente este profissional pode recomendar a mudança da alimentação do pet.

A ração vegana é uma boa opção?

Para os donos de pets que não querem abrir mão dos nutrientes que a ração oferece, mas desejam proporcionar uma melhor alimentação (e variação de paladar) para seu bichinho, existe a possibilidade da ração vegana. Sim, a moda vegana também chegou ao mundo animal.

A ração vegana conta com proteínas de origem vegetal. O principal benefício deste tipo de alimento para os cães é que ela proporciona uma fonte mais saudável e natural do alimento, resultando na sua longevidade.

Se você pensa que os bichanos não podem se beneficiar da ração vegana, é aí que você se engana. Contudo, assim como na alimentação natural, é preciso que o dono do bichinho preste atenção na quantidade de nutrientes e proteínas consumida por ele, para que não haja o enfraquecimento do organismo.

Como você pode ver, é possível dar uma variada na alimentação do seu pet. Não só a saúde do animal é importante, como também a percepção da palatabilidade. Quando um cachorro é alimentado apenas com um único tipo de alimento (ração, por exemplo), haverá um momento em que ele enjoará, podendo deixar de comê-la e como consequência, vir a adoecer.

Portanto, fique atento a como o seu animal de estimação tem respondido às suas refeições.

Gostou deste post? Compartilhe! ?

3 thoughts on “O que é palatabilidade?

  1. JANETE SILVA DE JESUS says:

    Tenho 3 gatas, 2 comem ração e sachets, iogurte, entre outros beliscos, mas 1 não come nada a não ser ração seca e água, não entendo pq ela não come outras coisas, o que posso fazer?

    • Vanessa Abreu says:

      Olá Janete! Tudo bem? Cada peludinho tem suas preferências, sugerimos que continue com a ração seca e vá testando as rações úmidas, quem sabe seu patinha goste de alguém. O ideal é sempre contar com a ajuda de profissional especializado para auxiliar na alimentação ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *