Cuidados para melhorar a qualidade de vida e aparência do seu doguinho

  • Apare as unhas pelo menos uma vez por mês. O crescimento das unhas dos peludos acontece rapidamente e se você não apara-las regularmente, podem ocasionar artrite.
  • Escove a pelagem do seu pet periodicamente. Atente-se de escolher uma escova adequada para não machucar seu amigo de quatro patas. Manter esse hábito é ótimo para a higiene dele, além de diminuir a perda de pelos.
  • Cabelos curtos (Boxer, Labrador): Uma escova com cerdas de borracha removerá suavemente os cabelos soltos e espalhará os óleos naturais do seu cão.
  • Cabelos grossos e soltos (Pastor Alemão, Golden Retriever): Uma escova mais fina deve reduzir a queda natural dos pelos e evitar que os nós se formem.
  • Cabelo fino ou encaracolado (Yorkie, Poodle): Uma escova mais lisa juntamente com um pente de metal resistente serão as suas melhores apostas aqui. Quanto mais longo for o pêlo do seu cão, mais frequentemente será necessário escová-lo, com a frequência de todos os dias.
  • Banho
    Utilize produtos específicos de banho para seu peludo. Uma sugestão é que você escove primeiro a pelagem dele antes, para facilitar na hora de passar o shampoo. Tenha certeza de retirar todo produto, pois qualquer resquício pode ocasionar alergias.
  • Check possíveis parasitas
    A hora do banho é a melhor hora para verificar se o seu cão está com pulgas e carrapatos. As pulgas vivas tendem a correr quando se molham, facilitando a visão e sua “sujeira”, na verdade é o excremento delas. Os carrapatos podem parecer verrugas.
  • Não se esqueça dos olhos, ouvidos e dentes. Você deve observar regularmente os olhos do seu cão para verificar se há vermelhidão ou nebulosidade. As orelhas do seu peludo podem ser limpas com algodão e solução de limpeza, e se você notar algum cheiro proveniente dessa região, é possível que seu pet esteja com uma infecção. Leve ao seu veterinário de confiança para uma consulta. Escovar os dentes do seu peludo é super importante, utilize uma escova adequada na hora da limpeza e tenha cuidado para não acabar machucando acidentalmente seu bichinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *