Por que meu peludo não me obedece?

Se você já foi ignorado quando tentou dar alguns comandos para seu pet, você precisa ler este conteúdo.

Talvez o “vá deitar” ou “sente-se” não tenha funcionado com seu companheiro, devido as distrações. Ou em determinadas situações, ele identificou um perigo.

Você pode estar se perguntando porque a obediência do seu peludinho é inconsistente, e ás vezes até inexistente, e o que você poderia fazer a respeito disso. Há algumas razões pelas quais seu peludinho pode desconsiderar seus comandos, abaixo você pode conferir 5 delas.

1.Comando Irritante

“Esse termo é usado para ordens repetitivas”, explica Kristina Lotz.
Por exemplo, quando você diz para seu peludinho sentar-se, porém ele não o faz imediatamente, e então você repete a ordem por várias vezes.

“Isso poderá ser um problema para seu pet aprender o truque. Pois ele acabou de ouvir uma sugestão, e pode estar levando um segundo ou mais para processar o significado dela”, acrescenta Lotz.

Outro problema, é a falta de recompensa ou falta de um reforço contínuo do comando no dia a dia. Essa pode ser o porque seu peludo não responde mais quando você diz não.

2. Sugestão envenenada

Quando você inicia a processo com sugestões básicas e repetitivas, como citado acima, seu pet aprende através da prática.

Um exemplo, de sugestão envenenada é quando seu pet associa uma palavra com algo negativo. Se você usa a palavra “vem” como comando para dar banho ou cortar unha, e ele não gosta dessas atividades, será uma associação ruim. Ou seja, quando usar novamente esse termo para chama-lo para passear, ou qualquer outra ação seu comportamento será negativo.
Dessa forma, tente experimentar outras palavras de comando, como por exemplo, ao invés de usar “vem”, diga “aqui” “comigo”.

Além disso, considere treinar seu cão com linguagem de sinais (que pode ir junto com os comandos verbais). Este pode ser um método mais eficaz para alguns cães, e se eles começarem a perder a sua audição à medida que envelhecem, você ainda será capaz de se comunicar.

3. Falta de compreensão

Especialmente se for um novo comando, repetir a ordem não irá ajuda-lo a entender o que significa. Certifique que ele tenha um comportamento de aprendizado, antes de dar uma sugestão. Faça uso de alguma recompensa junto com o comando, dessa maneira não irá confundir com outra coisa.

O mais importante, ensine um comando de cada vez para seu pet.

4.Distrações

Como regra geral, uma caminhada no parque cheio de outros pets brincando ou com diversos aromas, não é o melhor lugara para aprender novos truques. Há simplesmente muitas distrações que são, francamente, muito mais interessante do que seus comandos! (Imagine estar na Disney World e alguém está tentando de ensinar comandos chatos…)

O ideal é ensinar comandos em casa, quando houver poucas distrações. Depois, quando seu peludinho estiver mais acostumado, você pode tentar praticar com ele em outros lugares com mais estímulos.

“Tenha paciência em lugares novos ou quando as distrações ao redor o dele o fazem a ficar um pouco mais devagar para reagir”, acrescenta Lotz.
Caso, ele não responda em tudo, algo sobre o ambiente está o fazendo nervoso ou estressado. Repetir e repetir não irá fazê-lo ouvir!
Em vez disso, ajuste o local e volte a trabalhar do ponto que pararam.

5. Falta de reforço positivo

Sim, nossos peludinhos amam nos agradar, porém experimente dar a eles uma razão para obedecê-los!

Alguns pets respondem melhor com um estímulo, um agrado. Por exemplo: guloseimas saborosas ou brinquedinhos.

Se ele sentir que há uma recompensa muito agradável quando te obedece, irá tornar o aprendizado muito mais fácil!

Fonte: Iheartdogs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *