“É importante que o animal entre no novo lar com os donos, para sentir confiança de que estarão juntos nessa nova casa”, orienta o veterinário. No entanto, durante a movimentação de móveis e pessoas estranhas na mudança, é recomendável que o pet não esteja em casa para evitar estresse. “Uma ótima opção é deixá-lo na residência de alguém que ele já conheça ou uma creche, caso ele esteja acostumado a frequentar o local”, indica Martins.
Alguns truques também podem ajudar, segundo o veterinário. Caso trabalhe durante o dia, deixe na caminha do pet uma muda de roupa usada dos donos e um rádio ligado com volume mais baixo. “Essas técnicas ajudam a deixar os cães mais confiantes e seguros, achando que os donos estão por perto”, ensina Martins.
Espalhe peças usadas pelos móveis, perto dos potes de ração e bebida e junto com os brinquedinhos do pet. “Nada melhor para eles do que sentirem o cheiro dos proprietários”, explica o veterinário. “Isso ajuda a diminuir a ansiedade do animal e faz com que ele se sinta mais ambientado”.
Fonte: Portal Melhores Amigos
Grato pelas dicas, vou mudar pra praia, tenho um dog tamanho médio e uma siamesa (castrada). estamos preocupados, pois a viagem é longa 3h30min.