Saiba quais alimentos você não deve dar para seu gato!!

Os felinos estão cada vez mais presentes nos lares das famílias, ou seja, o plano de dominar o mundo está funcionando muito bem!!! Brincadeiras à parte, ter um gatinho em casa é maravilhoso, eles têm um jeitinho para lá de especial de conseguir o que querem. Entretanto, muitos tutores não resistem e acabam cedendo algumas guloseimas e alimentos que não são benéficos para a saúde desse peludinho.

Camila Servello Aguirre, idealizadora da marca de clínica veterinária Dra EmPETia, lembra que há risco na ingestão de alguns alimentos impróprios, que podem levar a complicações severas e até à morte.

Cafeína

A ingestão em grandes doses pode ser fatal, segundo Camilla: “Os tutores devem estar atentos a sinais como respiração ou batimento cardíaco acelerados, inquietação e até tremores involuntários”, explica.

Uvas

Já as uvas e passas podem parecer excelentes petiscos para quem quer fazer um agradinho ao seu companheiro felino, mas podem adoecê-lo até mesmo com pequenas doses. Os sinais de intoxicação mais comuns são o vômito e a hiperatividade, alerta a veterinária.

Chocolate

O chocolate é outro velho conhecido de qualquer tutor de pet, seja cão ou gata. Mas o doce contém teobromina, afirma Camila, uma substância tóxica que altera o ritmo cardíaco, causa tremores, convulsões e pode levar a morte. “Qualquer outro tipo de doce também deve ser evitado à todo custo já que a maioria deles contém xilitol, que aumenta a insulina circulante, levando à falência hepática. Sua ingestão causa vômito, letargia e perda da concentração, além de obesidade e diabetes”, diz.

Cebola

A cebola deve ser evitada a todo custo pelos gatos, pois sua ingestão leva à destruição das células vermelhas, causando anemia. Já outros temperos como o alho e a cebolinha podem causar problemas gastrointestinais.

Leite

­Somente os humanos conseguem tomar leite ou comer seus derivados depois de adultos. Camila garante que os felinos, passada a fase de amamentação, são intolerantes à lactose.

Fonte: Portal Melhores Amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *