Por que alguns cães roncam?

Sabe quando você está tranquilo em sua casa e de repente ouve um barulho como de uma britadeira e quando procura a origem desse som, descobre que é o ronco do seu peludo. Pois então, essa é mais uma das características que compartilhamos com os pets.

Mas, por que eles roncam?

“A principal causa está ligada a obesidade e a conformação anatômica. Os cães obesos podem apresentar o palato (uma continuação do céu da boca) mais gordinho e, por isso, o ar tem um pouco de dificuldade para passar, fazendo com que essa região vibre e faça o som”, explica Miguel Ziegler, médico veterinário da clínica Stetic Dogs, de São Paulo.

A congestão nasal e a posição em que o cão dorme também podem influenciar nessa passagem de ar e causar o ronco. Mas caso seu bichinho não apresente o focinho obstruído, talvez esteja na hora de fazer um regime. Segundo o médico veterinário, “a perda de peso é o principal tratamento para fazer o cão parar de roncar”.

Além disso, pode ser que o seu pet faça parte do grupo de roncadores natos, que são mais propensos a apresentar o problema. “Os cães com maior predisposição ao ronco são os de raças braquicefálicas, como Bulldogue, Boxer, Lhasa Apso, Shi Tzu e raças que tendem à obesidade, como o Labrador”, relata Dr. Miguel.

Como cada caso é um caso, vale sempre uma consulta ao veterinário para saber como lidar com o ronco do seu cão.

Fonte: Portal Melhores Amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *