Doenças em pets causadas por vermes

 

Os vermes comuns aos cães e gatos são denominados de Helmintos, sendo divididos em Nematoides e Cestoides. As doenças causadas por vermes afetam diversos órgãos dos pets como o intestino, estômago, esôfago, coração, pulmão e os rins. Entre as doenças causadas por vermes, as mais comuns são: Ancylostoma tubaeforme, Ancylostoma caninum, Dipylidium caninum, Toxocara canis, porém, existem outras. 

Quando as doenças causadas por verminoses não são tratadas de forma efetiva, elas evoluem para quadros mais graves resultando até na morte do animal. Conheça algumas delas: 

 

• Ancilostomas

Este tipo de verminose acomete cães e gatos e a sua infestação ocorre quando o animal de ingere um alimento ou bebe água contaminada.

Esses vermes ficam no intestino do peludo e se alimentam da mucosa do intestino, o que resulta em sangramentos facilmente detectados nas fezes dos pets. O animalzinho acaba por desenvolver anemia, justamente pela quantidade de sangue que ele perde enquanto contaminado com a verminose.

 

• Dipylidium caninum

O nome pode até indicar que a doença acomete os cães, entretanto, ela pode acometer gatos e até os seres humanos. A transmissão ocorre quando o animal, ao se lamber, acaba por ingerir uma pulga contaminada com a verminose.

Esta doença  pode fazer com que o pet perca o apetite, tenha quadros de diarreia leves, apresente mal-estar e incômodo abdominal. Os vermes podem ser vistos nas fezes e até mesmo no bumbum do pet após defecar.

 

• Toxocara canis

Comum em cachorros e pode ser transmitida aos seres humanos. Dentre todas as doenças causadas por vermes, esta é tida como mais grave. O animal é contaminado com a ingestão de ovos desse verme que se alojam no intestino do cachorrinho. Esses vermes migram para os brônquios, traqueia e retornam ao intestino.

Nessa jornada percorrida pelo organismo do animalzinho, a toxocara afeta os olhos, pulmões, fígado, rins e até o cérebro do pet, resultando em fraqueza excessiva, anemia e perda de peso.

 

Todas estas doenças e outras causadas por vermes podem ser evitadas com o simples ato de vermifugar o cão ou gato conforme a orientação veterinária. Se a dose de vermifugação do seu pet não está em dia o ideal é ver o comportamento do animal, em especial se ele apresentar sintomas como, diarréia, vômito, apatia e ou perda de peso. Caso ele apresente um ou mais sintomas, é necessário levá-lo o quanto antes ao veterinário para identificar qual o tipo de doença pode estar causando estes sintomas.

 

•  Se você precisa deixar a vermifugação do seu peludo em dia, aqui você encontra os vermífugos para protege-los.

Fonte: Chemitec 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *