5 benefícios da ração úmida para gatos

Gatos são animais muito seletivos com comida, mas se tem algo que a maioria deles ama é o sachê!Mas é preciso pensar além de agradar o animal de estimação, já que uma boa alimentação é determinante para a saúde e bem estar do bichinho.

Separamos 5 benefícios de incluir esse tipo de alimento na dieta dos seus filhos gatíneos. 

A paixão pela ração úmida

A preferência pela ração úmida tem uma explicação: a textura diferenciada se parece muito com a presa in natura, resgatando assim a memória ancestral dos felinos que caçavam. A consistência traz maior palatabilidade e um aroma diferenciado comparado com as rações secas.

A composição também colabora. Os gatos têm como principal fonte de energia a proteína, que está presente em grande quantidade nas rações úmidas. Somado a isso, a quantidade maior de água deixa o animal mais saciado.

Por que oferecer ração úmida para o gato?

Sim, nós gostamos de ver os nossos peludos felizes e satisfeitos. Esse já é o primeiro motivo. O segundo é que esse tipo de alimentação pode ser benéfico para a saúde do bichano.

Os problemas de saúde de maior incidência em gatos são os relacionados ao trato urinário. A urina deles é muito concentrada e a maioria não tem o hábito de beber muita água durante o dia, o que acaba prejudicando o organismo. A ração úmida, que possui bastante água na composição, ajuda a aumentar o volume hídrico necessário e consequentemente o volume urinário, evitando algumas doenças como cistite e infecção urinária.

Outro ponto interessante é que, por ter alta concentração de proteína e água e baixa quantidade de calorias, esse tipo de alimentação pode ser oferecido até para gatos obesos, que irão ficar satisfeitos com uma quantidade menor de calorias do que se estivessem comendo a ração seca.

A dieta do gato pode ser composta apenas por ração úmida?

Sim! Mas tudo isso depende do seu estilo de vida e disponibilidade, pois esse tipo de alimento não pode ficar exposto por muito tempo, no comedouro. O ideal é que seja consumido imediatamente após sua abertura.

Hoje em dia já encontramos no mercado pet uma variedade de sachês correspondente à idade e necessidades nutricionais dos felinos para cada etapa de vida. Isso ajuda na composição nutricional da alimentação do animal.

Posso misturar a ração úmida com a ração seca?

Não! Pelo fato da estabilidade da ração úmida para gatos ser menor, ela oxida e estraga logo nas primeiras horas exposta, trazendo problemas gastrointestinais se ingerida pelo gatinho posteriormente.

Essa mistura também não é recomendada, pois os felinos se acostumam facilmente com a textura alimentar. Dessa forma, corre-se o risco de nunca mais aceitarem ambas as rações na forma isolada.

Quais quantidade e frequência ideais para dar a ração úmida para gatos?

Muitas pessoas ainda enxergam a ração úmida como um petisco, portanto essa quantidade vai variar dependendo da forma como é oferecida.

O ideal é balancear. Não há uma regra geral para todos os gatos, já que há animais mais sedentários, que vivem livres, e, além disso, também há os portes e raças variáveis. Para saber a quantidade correta de acordo com as necessidades nutricionais do seu gato, o melhor é consultar um médico veterinário de sua confiança: ele será o responsável por balancear e personalizar a dieta do seu felino.

Como escolher a melhor ração úmida para gatos?

Aqui entra a importância de escolher uma ração úmida para gatos de boa qualidade para garantir a saúde do animal. Não adianta escolher uma opção apenas pelo preço, já que a aparição de muitas doenças pode estar relacionada com desnutrição ou rações de qualidade baixa.

Veja também: Leve 12 e pague 10 – Royal Canin Sachê Gatos

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *